sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Reportagens para celular

Fãs de Harry Potter poderão ter papel em seu sexto filme

O MSN do Reino Unido lançou uma promoção que terá como prêmio um papel no próximo filme O enigma do Príncipe. Os fãs deverão responder a várias perguntas diferentes, uma por semana, para disputar uma figuração no filme.

As perguntas são fáceis para quem acompanha a saga do pequeno bruxinho, porém, a notícia triste é que apenas fãs residentes nos países britânicos poderão participar.

É, o jeito é esperar para conferir o vencedor no filme que deverá estrear em 2008.

Veja aqui o site de Harry Potter e confira os detalhes da promoção



Região Sul deve ganhar nova universidade

O Ministério da Educação divulgou hoje que a Região Sul deverá contar com uma nova universidade a partir de 2009.

Está previsto que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) disponibilize 30 novos cursos nas áreas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e saúde popular.

Em princípio serão três campus, um em cada estado. O projeto de lei deverá ser enviado à Casa Civil em 2008.


terça-feira, 13 de novembro de 2007

Resenha do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Narrada em primeira pessoa pelo próprio protagonista, essa é a história de Bento, apelidado de Dom Casmurro por ter hábitos isolados e ser bastante fechado. Órfão de pai, Bentinho é criado pela mãe, Dona Glória, os tios, Justina e Cosme e o padrinho José Dias.

O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando o menino, então com 15 anos, se apaixona por sua vizinha e grande amiga Capitu, também adolescente. O sentimento entre eles é contado pelo narrador como algo passional. Capitu seria uma menina provocante, mesmo na sua inocência.

Os dois acabam separando-se em razão de uma promessa feita por Dona Glória. A mãe, ao perder o primeiro filho, prometeu que se tivesse outro filho varão ele seguiria carreira religiosa. Bento, então, mesmo sem vontade, foi mandado para um seminário. Lá ele conhece Ezequiel Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo.

Por medo de perder Capitu e por não agradar-se da vida religiosa, Bento acaba deixando o seminário e vai estudar Direito, aos 22 anos já era bacharel.

Em 1865 ele e Capitu se casam. Após dois anos, Bento começa a lamentar o fato de ainda não terem tido filhos. Os amigos, Sancha, de Capitu, e Ezequiel, de Bentinho, também casados, passam a dar muitos conselhos a eles.

Finalmente, Capitu engravida e tem um filho. O casal então resolve dar a ele o nome de Ezequiel, em homenagem ao amigo Escobar.

Alguns anos passados e Bento começa a desconfiar da fidelidade de Capitu. Ao ver uma foto de Escobar quando jovem encontra traços parecidos com os de seu filho Ezequiel e acaba alimentando desconfianças sobre sua paternidade.

Escobar acaba morrendo enquanto nadava e no seu enterro Bentinho percebe a atitude diferente de Capitu que parecia desesperada demais.

Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar. Bentinho muito ciumento, chega a planejar o assassinato da esposa e do filho, seguido pelo seu suicídio, mas não tem coragem.

O casal se separa e Capitu viaja com o filho para a Europa, onde morre anos depois. Ezequiel, já mais velho, volta ao Brasil para visitar o pai que acaba encontrando ainda mais semelhanças entre o filho e seu amigo Escobar. O garoto volta a viajar e morre também. Bento fica cada vez mais fechado em suas dúvidas e põe-se a contar sua história.

Paula Valdez palestra para os alunos da ECOS


A repórter e apresentadora da previsão do tempo da RBS TV, Paula Valdez, esteve ontem à noite na ECOS. O que era para ter sido uma palestra acabou se tornando um papo descontraído onde os alunos puderam tirar muitas das suas dúvidas sobre a vida de jornalista.

Há 7 anos trabalhando na RBS, Paula contou que estagiava já no segundo semestre da faculdade e ressaltou a importância do aluno de jornalismo procurar entrar no mercado de trabalho mesmo antes de se formar. "Eu perdi muito das boas coisas da faculdade por ter começado a trabalhar cedo, mas não me arrependo, sempre priorizei minha profissão", afirmou.

A jornalista destacou a importância de ser um profissional multimídia, "quanto mais coisas você souber fazer, mais valorizado será!", explicou. Paula contou ainda que procura realizar todas as etapas de suas reportagens, desde a produção, edição e apresentação.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Alunos da Ecos engajados na Feira do Livro

http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=2858

Trabalho

1) Escolha uma matéria de jornal online

a) Identifique as forças presentes e analise quais sao as mais relevantes;
b) Analise a matéria escolhida do ponto de vista da análise do discurso jornalístico;
c) Há a presenças dos fait divers? Quais?;
d)Pode-se dizer que a matéria enquadra-se em um modelo de newsmaking ou gatekeeper?

2) A partir do seu ponto de vista discuta uma das teorias do jornalismo vista e sua aplicação para o jol:


Notícia: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL179530-5598,00-AFRICANO+E+RESGATADO+DO+MAR+NO+ES.html

a)FORÇA PESSOAL: Há força pessoal não por conter pessoas famosas na notícia, mas pelas circunstâncias em que uma pessoa foi encontrada.

FORÇA HISTÓRICA: acho que sim, porque esse não é um fato comum de ocorrer.

FORÇA IDEOLÓGICA: na esxplicação de como as coisas aconteceram existe força ideológica, porque uma crueldade feita com uma pessoas sempre leva os leitores a reflexões.

b)A notícia tem caráter testemunhal, é narrada em terceira pessoas, não deixa dúvidas de que aquilo realmente aconteceu.
A informação não é de tanta relevancia mas confirma a aliança social do jornalista de tornar publico todos os acontecimentos que testemunha.

c) A notícia é basicamente sensacionalista. Com uma causa perturbadora, os leitores ficam se perguntando "Como esse rapaz foi jogado no mar? o que será que ele não passou!", o repórter se aproveita disso para colocar um depoimento médico que expõe as condições emocionais em que se encontra o sujeito da notícia.

d) A matéria, apesar de contar com informações da TV Gazeta, parece enquadrar-se no modelo newsmaking. Provavelmente a informação não foi colhetada pelo reporter do G1, mas não está assinada e não faz referência a nenhuma agência de notícias.

e) TEORIA DAS FORÇAS: A Teoria das Forças de João Pedro Pessoas porpõe 8 forças necessárias para que um fato seja considerado noticia ou não. Contendo uma delas, ou mais, o fato original poderá transformar-se em fato jornalístico. No JOL isso se aplica plenamente, já que a instantaneidade dá espaço aà todas as notícias que surgem e podendo assim atender a todos os perfis de leitores.