segunda-feira, 6 de agosto de 2007

AACD, 57 anos de história



Samira Pereira da Costa

Muitas vezes confundida com a Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente, nada tem a ver com a anterior.
A AACD foi fundada pelo médico Renato da Costa Bonfim, no dia 3 de agosto de 1950, com o objetivo de complementar o tratamento do portador de deficiência física, reabilitando-o para o convívio social e para as ocupações profissionais.
Os primeiros passos do projeto foram dados no casarão da Alameda Barão de Piracicaba, Ribeirão Preto, em São Paulo. Lá, foi instalado o Centro de Reabilitação e Educação, em outubro de 1952, com a capacidade para 23 pacientes internos e 40 semi-internos.
De lá pra cá, muitos centros foram construídos e um dos últimos foi o do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A sede foi inaugurada no dia 10 de agosto de 2000, com recursos do II Teleton, a última grande iniciativa da AACD, que convoca as pessoas para que doem quantias em dinheiro através de ligações telefônicas.
Nos últimos anos, o SBT tem cedido um espaço gratuito na sua programação, para a transmissão do programa Teleton.
Atualmente, a AACD realiza, em todo o Brasil, cerca 1.507 atendimentos diariamente, 65% deles de crianças entre 0 e 16 anos, nas mais diversas especialidades (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia etc.), e 90% dos tratamentos são gratuitos.



Solidariedade mantém AACD gaúcha

Criada por solidários e mantida por solidários, a AACD do Rio Grande do Sul atende, hoje, cerca de 490 crianças por dia e esse número só tem crescido nos últimos dois anos. Erguida com uma verba de R$ 9 milhões, arrecadada através do Teleton de 1999, a sede foi construída em um terreno de 2,6 mil m2, doado pelo governo do Estado.
Sendo uma Organização Não Governamental, a associação tem dificuldades para se manter. Alguns conveniados fazem freqüentes doações e ajudam na maioria das despesas. Mas, apesar disso, a entidade está sempre em busca de novos colaboradores.
Campanhas como Compre um cartão de Natal, ou a venda de brindes, como agendas e bonés da AACD, são praticadas nas sedes do país inteiro e arrecadam um dinheiro extra, para o caso das doações faltarem.
O objetivo da sede de Porto Alegre, que fica na Avenida Cristiano Fischer, n° 1510, próxima à Ipiranga, além de atender crianças do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, é, no futuro, conseguir verbas para a construção de um hospital junto ao centro de reabilitação. Para isso, a entidade está tentando um convênio com o SUS, Sistema Único de Saúde. A esperança dos responsáveis pela AACD é que o prazo para o início da obra seja antecipado para breve. Entretanto, segundo eles, as doações são fundamentais.




3 comentários:

Anônimo disse...

eu cempre ajudar aacd pq eu amo esse trabalho e ontem a meianoite eu doei uma quanti e consegui a nina o tonzinho e a ebinha que a nova bonequinha em homenagem a ebe carmargo

DIELMA FERREIRA DO AMARAL disse...

ONTEM CONCEGUIMOS PASSAR DA META DE 25 MILHOES DE REAIS
JEGAMOS HA 30 MILJOES PARABENS A TODOS QUE CONTRIBUIU COM QUALQUER CONTIA EM DINHEIRO:) :) :) :) :) PODE CRE QUE ISSO IRA AJUDA MUITAS PESSOAS DO BRASIL;

DYH GATA disse...

:):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):)):):):):):):):):):))):):):):):)):):):):):): IMAGINA QUE ESSAS CARIAS É A FELICIDADE DE VARIAS CRIANÇAS DA AACD. ONTEM A FILHA DO SILVIO SANTOS CONTOU UMA BELA HISTORIA QUE MIM DEIXOU MUITO EMOCIONADA EU COMECEI A CHORAR QUANDO ELA ESTAVA FALANDO SOBRE OS TRES SERVOS.:):):):):):):):):):):):):)):):)):)):)):):):):):):):):):):))):)
EU TENHO CERTEZA QUE VARIAS PESSOAS SE EMOCIONARAM QUANDO ELA COMESOU A CONTAR A HISTORIA DE SUPERAÇÃO DO TERCEIRO CERVO QUE SÓ TINHA APENAS UM DOOOOOMM