terça-feira, 13 de novembro de 2007

Resenha do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Narrada em primeira pessoa pelo próprio protagonista, essa é a história de Bento, apelidado de Dom Casmurro por ter hábitos isolados e ser bastante fechado. Órfão de pai, Bentinho é criado pela mãe, Dona Glória, os tios, Justina e Cosme e o padrinho José Dias.

O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando o menino, então com 15 anos, se apaixona por sua vizinha e grande amiga Capitu, também adolescente. O sentimento entre eles é contado pelo narrador como algo passional. Capitu seria uma menina provocante, mesmo na sua inocência.

Os dois acabam separando-se em razão de uma promessa feita por Dona Glória. A mãe, ao perder o primeiro filho, prometeu que se tivesse outro filho varão ele seguiria carreira religiosa. Bento, então, mesmo sem vontade, foi mandado para um seminário. Lá ele conhece Ezequiel Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo.

Por medo de perder Capitu e por não agradar-se da vida religiosa, Bento acaba deixando o seminário e vai estudar Direito, aos 22 anos já era bacharel.

Em 1865 ele e Capitu se casam. Após dois anos, Bento começa a lamentar o fato de ainda não terem tido filhos. Os amigos, Sancha, de Capitu, e Ezequiel, de Bentinho, também casados, passam a dar muitos conselhos a eles.

Finalmente, Capitu engravida e tem um filho. O casal então resolve dar a ele o nome de Ezequiel, em homenagem ao amigo Escobar.

Alguns anos passados e Bento começa a desconfiar da fidelidade de Capitu. Ao ver uma foto de Escobar quando jovem encontra traços parecidos com os de seu filho Ezequiel e acaba alimentando desconfianças sobre sua paternidade.

Escobar acaba morrendo enquanto nadava e no seu enterro Bentinho percebe a atitude diferente de Capitu que parecia desesperada demais.

Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar. Bentinho muito ciumento, chega a planejar o assassinato da esposa e do filho, seguido pelo seu suicídio, mas não tem coragem.

O casal se separa e Capitu viaja com o filho para a Europa, onde morre anos depois. Ezequiel, já mais velho, volta ao Brasil para visitar o pai que acaba encontrando ainda mais semelhanças entre o filho e seu amigo Escobar. O garoto volta a viajar e morre também. Bento fica cada vez mais fechado em suas dúvidas e põe-se a contar sua história.

62 comentários:

Unknown disse...

brigadão ai parcero
era bem oque eu tava procurando mesmo valeu ;D

Anônimo disse...

Poow essa reseenhaa me saalvou ....


Briigadaa aee .... XD

thais disse...

nossa mt obrigada msm!!me ajudou bastante nessa resenha!!
mt obrigadaaaaaaaa...
xD

Anônimo disse...

otima resenha do livri Dom casmurro, tenho certeza que ira me ajudar muito com minha prova de literatura sobre esse livro. muito Obrigado. :D

Anônimo disse...

ae cara issu me salvou
valew ae.......
:)

Anônimo disse...

aww
valeu iso q eu tava a procura
me salvou!!
uhsuas
brigadãoo..
xD

Max1 disse...

Essa Resenha Me Salvo No Outro Dia Tinha Q Mostra Pra PF Sorte Q Ele Era Pequeno XD \õ/ - - - - - - - - - ¬o

Unknown disse...

vlw mano tinha q levar pra professora sexta e isso me salvou

Anônimo disse...

vlw isso me salvou

BiancaYared :D' disse...

Poshaa vaaleu meesmo brotheers:D'
, me ajudoou bastante .
muitoo obrigadaa meesmo !
- ;D

Unknown disse...

vlw era tudo q eu queria !

Anônimo disse...

Brigadão man,resenha exelente..!!
Ma salvou ! :D

Unknown disse...

obrigadoooo !
eraa beem o que euu queeriiaaa !
:)

Anônimo disse...

ufa essa resenha me ajudou muuuuuuuuuito!!!!!! valeu

Anônimo disse...

Valewww!! Essa resenhaa foi minha Salvação..

Anônimo disse...

brigadão essa resenha me salvou.......

Anônimo disse...

Ótima resenha vai me ajudar muito brigadãooooo

BiiiaH disse...

Nossaa essa resenha ajudo muitoo !!
Obrigada!!

Anônimo disse...

Me ajudouu bastante !!! muito obrigada ^^

Unknown disse...

valeu ! min salvou de uma enrrascada

YEAH 3X disse...

vlw rapaziada me salvaram ai
vlw msmo

Anônimo disse...

ufaa dessa vez me salvei mas da proxima .... não sei não se me salvo!!! Aline

Unknown disse...

nossaaaaa me salvarao de uma prova obrigadossssssss bjkkkk..............

Liiliii Müller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

o básico para uma pessoa ficar por dentro do livro... muito bom ajuda bastante,colocaram a resenha numa linguagem fácil de ser interpretada.

Anônimo disse...

Nossa esse texto ta muito bom me salvou tbm vlw =)

Anônimo disse...

Ahh, era o q eu estava procurarando.
obg ai gente, vlw. ;*

Unknown disse...

[aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa] Que bom
Adorei essa resenha
Muito boa
Li o livro, mas me confundi na hora de fazer o resumo e agora graças a vocês estou satisfeito

Douglas Aragão disse...

Pow, brigadão. Tenho um portifólo enorme pra fazer sobre esse livro e vc me salvou.

Anônimo disse...

Essa resenha veio clarear a minha mente... é justamente o que eu queria saber sobre o livro...

Obrigadaço!!!

Anônimo disse...

Vao ler o livro, cambada de atoA!!!

Anônimo disse...

VALEU CARA! ERA DISSO Q EU PRECISAVA!
ESSA RESENHA ME SALVOU!

Anônimo disse...

VALEU CARA! ERA DISSO Q EU PRECISAVA!
ESSA RESENHA ME SALVOU!

Unknown disse...

Essa Resenha Vaii Me salva ela é MuitoO Ziika...

Anônimo disse...

Pow vlw msm hein,
me salvou do 0 kkk,
brigadão!!!!

Anônimo disse...

Pow vlw msm hein,
me salvou do 0 kkk,
brigadão!!!!

Anônimo disse...

Poxa está Resenha me ajudou pa caramba...!!!

Unknown disse...

e ei enganei a professora e naun precisei ler o livro

Anônimo disse...

/ficou otima adorei , este livro é impressionante

luana cristina disse...

este livro me ajudou muito pra fazer o trabalho de portugues e fala sobre antigamente e me enteressei muito

Anônimo disse...

valeu

Camilinha disse...

Cami

Obrigada :] A Resenha salvou minha Vida. Era Exatamente o que eu precisava "Valeu" ^.^

evellyn disse...

valew a resenha me ajudou bastante

brigadao msm!!!

bianca disse...

muito bom mais preciso de mais detalhes!! meu prof° qr mais detalhado esse assunto de dom casmurro....


vlw,obrigada..

NIck Cesar. disse...

Isso eh resumo, não resenha. E ainda foca só na parte que menos interessa do livro. Enfim, como estes está cheio na internet... mas pelo oq a maioria dos professores pedem por ai está satisfatório.. tente reler o livro

VitóriaMartins disse...

nossa essa resenha ta maravilhosa , muito boa e sem dizer que me salvo no meu trabalho de portugues

Anônimo disse...

Nossa ... eu nem acreditei que achei essa resenha, me salvou de tirar nota 0 em uma prova... HAHA'
Valeu ai, de verdade mesmo e tenho certeza de que vai ajudar muitas pessoas ainda!

Beijoooooo
e obrigada
=D

Anônimo disse...

Obrigada gentee!!!
vlw msm de verdadee!

Anônimo disse...

me salvo de ter q ler o livro uhASUHauhsuhA, eu peguei esse livro para apresentar mas num gosto de livros então vlw ai, fizesse baita favorzão mesmo

Anônimo disse...

muito bom!

Anônimo disse...

Dom Casmurro

O Livro Dom Casmurro, conta a história de um jovem, que logo nascido foi destinado a ser padre por promessa de sua mãe, mas o destino lhe apresentou Capitu, moça que mudou toda sua história.
O Romance se passa em forma de flashback e se divide em três etapas nas quais o narrador é dito como: Bentinho, Dr. Santiago e Por fim Dom Casmurro.
De início o autor explica que o rótulo que lhe fora dado veio de um homem que recitava poemas. Não tendo a atenção desejada, chamou-o de Dom Casmurro, nome que logo pegou.
Deste muito cedo Bentinho perdeu o pai, vivia numa casa em Matacavalos com sua mãe Dona Glória, Tio Cosme, Prima Justina e José Dias (pseudo-homeopata).
Na casa ao lado morava a família Pádua, dentre eles se destacava Capitu, paixão que despertou em Bentinho, inúmeros e intensos ciúmes.
Apesar de ter havido muita resistência em relação ao namoro dos dois, todos acabaram por aceitar a idéia de Escobar (amigo que Bentinho conheceu no seminário) onde Dona Glória adotaria um menino para servir a Deus em substituição a Bento.
Os tempos passaram... Bentinho já formado em advocacia e agora tratado de Dr. Santiago, se casou com Capitu.
A amizade com Escobar se estreitou, este se casou com Sancha (amiga de Capitu) e teve com ela uma filha também chamada Capitu, Capituzinha para diferenciar.
Após muitas tentativas, Bentinho teve com Capitu um único (se não suposto) filho que se chamou Ezequiel (segundo nome de Escobar)
Alguns anos se passaram, Escobar morreu. As desconfianças da paternidade de Bentinho nasceram e só tenderam aumentar. Passou por sua mente Suicídio e assassinato.
Resolveu por fim se afastar de sua mulher e filho.
Com algum tempo seu filho Ezequiel morreu com febre tifóide e Capitu de alguma moléstia desconhecida. Foram enterrados em Jerusalém.
O que continua viva é a dúvida: Houve ou não adultério por parte de Capitu?

janaina disse...

valeuuuuu !!! so deus poderia me salvar mas essa resenha me salvou !!!

Anônimo disse...

parabéns pela resenha... está muito boa... só faltou alguns detalhes... mas valeu muito...

Unknown disse...

vlw mano
tinha que ler a versao de 250 pag vc me salvvo de se F****

Unknown disse...

vlw mano
tinha que ler a versao de 250 pag vc me salvvo de se F****

Anônimo disse...

vlw me ajudou muito a versão do livro em que eu ia ler era de 250 pag

Anônimo disse...

Poderias fazer uma resenha do conto "Uma partida", de Machado de Assis, o mais rápido possível?
Agradeço desde já! :D

Anônimo disse...

Obgdu aí essa resenha me salvo mesmo

Bruna disse...

O texto está muito bom, porém não é uma resenha e sim um resumo da obra.

Unknown disse...

AMEI!

Unknown disse...

GOSTEI MUITO!

Unknown disse...

AMEI!