segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Trabalho

1) Escolha uma matéria de jornal online

a) Identifique as forças presentes e analise quais sao as mais relevantes;
b) Analise a matéria escolhida do ponto de vista da análise do discurso jornalístico;
c) Há a presenças dos fait divers? Quais?;
d)Pode-se dizer que a matéria enquadra-se em um modelo de newsmaking ou gatekeeper?

2) A partir do seu ponto de vista discuta uma das teorias do jornalismo vista e sua aplicação para o jol:


Notícia: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL179530-5598,00-AFRICANO+E+RESGATADO+DO+MAR+NO+ES.html

a)FORÇA PESSOAL: Há força pessoal não por conter pessoas famosas na notícia, mas pelas circunstâncias em que uma pessoa foi encontrada.

FORÇA HISTÓRICA: acho que sim, porque esse não é um fato comum de ocorrer.

FORÇA IDEOLÓGICA: na esxplicação de como as coisas aconteceram existe força ideológica, porque uma crueldade feita com uma pessoas sempre leva os leitores a reflexões.

b)A notícia tem caráter testemunhal, é narrada em terceira pessoas, não deixa dúvidas de que aquilo realmente aconteceu.
A informação não é de tanta relevancia mas confirma a aliança social do jornalista de tornar publico todos os acontecimentos que testemunha.

c) A notícia é basicamente sensacionalista. Com uma causa perturbadora, os leitores ficam se perguntando "Como esse rapaz foi jogado no mar? o que será que ele não passou!", o repórter se aproveita disso para colocar um depoimento médico que expõe as condições emocionais em que se encontra o sujeito da notícia.

d) A matéria, apesar de contar com informações da TV Gazeta, parece enquadrar-se no modelo newsmaking. Provavelmente a informação não foi colhetada pelo reporter do G1, mas não está assinada e não faz referência a nenhuma agência de notícias.

e) TEORIA DAS FORÇAS: A Teoria das Forças de João Pedro Pessoas porpõe 8 forças necessárias para que um fato seja considerado noticia ou não. Contendo uma delas, ou mais, o fato original poderá transformar-se em fato jornalístico. No JOL isso se aplica plenamente, já que a instantaneidade dá espaço aà todas as notícias que surgem e podendo assim atender a todos os perfis de leitores.

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